Quando apenas encontramos em cada oportunidade um problema, quando nos focamos única e exclusivamente no problema, nós tornamo-nos cegos às possibilidades existentes. Assim, os problemas diários causam-nos, nada mais nada menos que dificuldades, situações inconvenientes e dor. Os pessimistas, são criadores de problemas por excelência, mas não são apenas as pessoas pessimistas que vêem a realidade desta forma. A maioria de nós, numa situação ou noutra, já se encontrou na situação semelhante de encontrar problemas em oportunidades. Isto acontece porque é mais fácil para nós, enfrentar problemas do que oportunidades. Os problemas são conhecidos, as suas consequências também, já as oportunidades entram no campo do desconhecido, do ter de arriscar, do ter de sair da zona de conforto, da mudança... e como nós sabemos, apesar da mudança fazer parte da vida, para muitas pessoas, ela é assustadora, pois é imprevisível.
Existem, assim, dois tipos de pessoas: as focadas no problema e as focadas na oportunidade. Encontramos diferenças profundas entre estes dois tipos de pessoas:
As pessoas focadas no problema têm, mais facilmente, relações interpessoais disfuncionais, podendo ter problemas no casamento e com as amizades. Qualquer situação que se altere na sua vida é enfrentada com uma dor tremenda e com uma enorme dificuldade em se ajustar e adaptar à nova realidade. São pessoas com pouca resiliência e que estão em constante sofrimento. São pessoas mais infelizes.
As pessoas focadas na oportunidade, conseguem ver além das dificuldades causadas pelo problema. Elas ampliam a sua visão, mantém os olhos abertos e a mente alerta, procurando formas de resolver e transformar o problema. São pessoas que estão focadas na solução e não no problema. Estas pessoas sabem que uma oportunidade perdida não passará novamente à sua frente. Estas pessoas são mais felizes.
Aqui está o desafio na nossa maneira de pensar diária. Tornarmo-nos pessoas focadas na solução e criar oportunidades a partir dos problemas.
"Há pessoas que vêem um problema em cada oportunidade, e há outras que encontram em cada uma oportunidade em cada problema."
E tu, qual és?
Commenti